PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA - ISSN 2318-311X

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DA DINÂMICA DE UM ATUADOR PNEUMÁTICO
Vinicius Dias Barros, Dennis L. Toufen

Última alteração: 2015-06-12

Resumo


Introdução: Atuadores pneumáticos são cada vez mais utilizados devido sua praticidade, facil manutenção e com resquícios mínimos de residuos. O projeto tem como objetivo principal o estudo da dinâmica de um atuador pneumático industrial, visando seus comportamentos físicos induzidos por meio de uma aplicação laboratorial controlada. O projeto utiliza um atuador pneumático proporcional da marca Festo com o sistema de acionamento feito pela ação direta, sem utilização de servo válvulas, proporcionando um estudo direcionado da dinâmica fluida no interior das cameras de pressões.

Objetivo: Estudo da dinâmica interna das câmaras de pressão por meio de softwares e hardwares para análise gráfica, obtendo um modelo real comparativo para o modelo 1.  , (F = força, p = pressão, a = área ) em que a força é totalmente dependente da variavel pressão uma vez que a área ( parte interna do embolo) têm um valor constante.

Metodologia: por meio da pesquisa bibliográfica analisamos que a dinâmica do fluido na câmara vai ter a dependência do gradiente de velocidade do fluido, de forma que em suas extremidades o fluido sofre o atrito da parede interna do atuador ocasionado uma força contraria ao movimento reduzindo sua velocidade dinamica. E a partir do mesmo, fatores como a temperatura pela compressão do gás, volume entre as camaras e o diâmetro do orificio de saída desbalanceiam a lei proporcional de força. O sistema de aquisição de dados após a base de pesquisa, foi adquirido por meio do software LabView e o harware utilizado, a placa da N.I (National Instruments), conectados ao sistema de entrada do atuador pneumático que obtêm os valores de tensão por descolamento. Após adquirir os dados, o seu tratamento é feito através do software pynthon (que possui caracteristicas gráficas e um bom acervo matematico torna se um recurso de facil acesso). Consegue se a partir deste método, comparativos de velocidade, aceleração entre outros por meio de expressoes fisicas.

Conclusões preliminares: Com os resultados obtidos até o momento através das curvas de pressões, os dados  comprovam que a mudança do diâmetro no orifício de escape do fluído, influi no atrito viscoso, assim como a dilatação do gás mediante uma determinada compressão e volume de massa deslocada gera componente de força contrarias ao movimento, sendo variaveis, devido a temperatura de dilatação no gás.


Palavras-chave


Pneumática, Atuador, Dinâmica

Texto completo: PDF