PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA - ISSN 2318-311X

Tamanho da fonte: 
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COMO RECURSO LÚDICO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS UTILIZADO POR PROFESSORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE BARRETOS
Érica da Silva Maciel, Anna Isabel Nassar Bautista Saraiva

Última alteração: 2015-06-12

Resumo


Introdução: Um dos princípios do ensino é garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Sendo assim, devem-se buscar metodologias de ensino que motivem e facilitem para o aluno a construção do seu conhecimento, garantindo assim sua permanência na escola e, consequentemente, permitindo dar continuidade aos seus estudos. Com isso, torna-se imprescindível a criação e o desenvolvimento de materiais diversificados, com a intenção de dinamização as aluas. Nesse sentido, as Histórias em Quadrinhos (HQs) vêm se apresentando como uma importante ferramenta lúdica na construção do conhecimento pelo aluno, capaz de motivar o estudante não somente para o ensino de Ciências, mas também para a leitura e para os estudos. Objetivo: Verificar a aceitabilidade de histórias em quadrinhos como uma ferramenta lúdica do processo de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências em algumas escolas públicas de Barretos. Metodologia: As HQs foram aplicadas pelo professor, para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de quatro escolas estaduais de Barretos/SP, sorteadas aleatoriamente. Três questionários foram elaborados e aplicados: os dois primeiros para o professor, antes e após a aplicação das HQs pelo docente. Foi realizada a análise quantitativa das respostas. Resultados: Em relação aos professores, a maioria relatou que as HQs além de despertarem a curiosidade, a atenção, o interesse, e a compreensão dos alunos, elas constituem uma importante ferramenta que auxilia no processo de ensino-aprendizagem por ser uma linguagem mais próxima do aluno.  Em relação aos alunos, mais de 85% afirmaram que as HQs facilitam o entendimento da matéria e que gostariam que as histórias em quadrinhos estivessem mais presentes nas aulas de Ciências. Conclusão: O presente trabalho concluiu que estudantes e professores acreditam que as HQs podem contribuir na construção do conhecimento pelo aluno em seu cotidiano escolar.    As HQs têm como um objetivo principal, ser mais uma ferramenta de aprendizado, nas quais abrangem os mais diversos temas do ensino de Ciências Naturais, comportando-se como um facilitador de conteúdos.  Portanto, as HQs apresentam-se com um enorme potencial de utilização na Educação escolar, mostrando-se o quão possível é obter conhecimento por meio de novas ferramentas de ensino.


Palavras-chave


HQs

Texto completo: PDF