PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, III CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP ITAPETININGA - ISSN 2318-311X

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CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE HARDWARE PARA ESTIMULAR A LÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Josenil Ezequiel Costa, Wilton Moreira Ferraz Junior

Última alteração: 2015-06-12

Resumo


A Computação ou Informática, entendida como o corpo de conhecimentos acerca de computadores, sistemas de computação e suas aplicações, engloba aspectos teóricos, experimentais, de modelagem e de projeto (FRANÇA; SILVA; AMARAL, 2012).. Esses conceitos são necessários não apenas aos profissionais da área da Tecnologia da Informação mas também a profissionais dos mais diversos setores da sociedade. De acordo com Model Curriculum for K–12 Computer Science 2011, a grande maioria das profissões do século 21 exige uma compreensão da Ciência da Computação (FRANÇA; SILVA; AMARAL, 2012). Diante do questionamento de quando se deve iniciar o processo de ensino-aprendizagem, Oliveira (2014) afirma que, “é fundamental que as pessoas possam ter conhecimento básico de computação desde o início da vida escolar, visto que o ponto crucial desta ciência é a compreensão e habilidade em desenvolverem algoritmos”. No entanto Setzer (1988) alega que, uma das maneiras mais seguras de fazer uma criança perder sua infantilidade é dar-lhe um computador. Uma alternativa para a inserção do ensino de lógica nas series iniciais seria a robótica pedagógica, pois segundo Schons et al. (2004), a mesma se mostra como uma nova ferramenta que se encontra à disposição do professor, por meio da qual é possível demonstrar na prática muitos dos conceitos teóricos, às vezes de difícil compreensão, motivando tanto o professor como principalmente o aluno. Diante deste cenário, é proposto por este trabalho o desenvolvimento de um protótipo baseado no projeto primo io, que conta com três componentes principais, o robô, a mesa controladora, peças de instruções e outros componentes que são opcionais na composição do cenário. Estes componentes físicos que permitem a interação da criança com os objetos nas resoluções de problemas propostos de uma maneira lúdica, desta maneira ela irá aprender a desenvolver a lógica brincando. Esta habilidade poderá ser explorada, tanto individual quanto em pequenos grupos.


Palavras-chave


Logica de Programação; Robótica Educacional; Ensino Fundamental

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