PORTAL DE EVENTOS DO IFSP ITAPETININGA, I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS _ ISSN - 2448-2498

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA ATIVA: inovação didática no ensino de Física.
Nidia Mirian Rocha Felix, Rodrigo Cesarino Ferreira

Última alteração: 2016-03-15

Resumo


O objetivo deste trabalho é demonstrar uma proposta, não recente, mas que tem trazido  inovação para  o  ensino /aprendizagem de forma significativa dentro da disciplina de Física, através da prática da metodologia ativa, com abordagem do método Peer Instruction ou “Instrução pelos colegas[1]” - (IpC), trabalhado conjuntamente com os métodos Just-in-Time Teaching -  (JiTT) e Ensino sob medida - (EsM). Esta metodologia de ensino tem como representantes e pesquisadores  Mazur e Watkins, que combinam metas de  incentivo e  uso de processos de  ensino que valorizam o tempo em sala de aula.  Tal proposta demonstra a aprendizagem ativa dos conteúdos por parte dos alunos, e não somente a transmissão de informações.  Através  desse método, o professor trabalha de forma mais assertiva devido à  alteração da dinâmica em sala de aula, focando na compreensão conceitual e não na simples memorização que é característico no ensino tradicional. Como consequência, essa metodologia promove maior interesse dos alunos e foi investigada uma considerável melhora em relação a aquisição dos conhecimentos de Física. O artigo terá como foco metodológico a revisão da literatura sobre o assunto aliada a um estudo de caso aplicado em uma  sala de aula de ensino superior. Esta proposta faz parte de um  projeto piloto que servirá de análise  e verificação de dados para aprimoramento futuro.

[1] Usaremos ao longo do trabalho, a tradução livre “Instrução pelos colegas” para a expressão Peer Instruction


Palavras-chave


Física. Peer Instruction. Just-in-Time Teaching. Inovação do ensino da Física.

Texto completo: PDF